terça-feira, 25 de maio de 2010

O efeito Trompe l’oeil torna a moda divertida!!!


Quantas vezes, ao ler algo sobre uma coleção, você não se pegou perguntando que raios é esse efeito trompe l’oeil que os críticos e estilistas tanto falam? Pois saiba que trompe l’oeil, em francês, quer dizer “engana o olho” e essa técnica faz justamente isso: confunde a percepção de quem olha, dá a impressão de se ver algo que não está realmente ali. Uma ilusão de ótica, em resumo.

O efeito sempre foi muito usado na pintura e na arquitetura para criar efeitos visuais, e na década de 30, foi trazida para a moda pelas mãos da estilista italiana Elsa Schiaparelli. Amiga de Salvador Dali e de outros artistas do movimento surrealista, Schiaparelli sofreu influência de seu trabalho e, como consequência, acabou por utilizar o efeito trompe l’oeil em suas criações.

O trompe l’oeil na moda consiste basicamente em simular elementos que não estão ali de verdade através de desenhos nas roupas. Esses elementos podem ser um corte diferenciado, uma peça de roupa, uma jóia ou bijuteria, laços e botões e o que mais a imaginação do estilista permitir. Vale tudo para dar um toque de brincadeira à peça.

A técnica do trompe l’oeil está sempre aparecendo em desfiles. Na SPFW de Inverno 2009, Fause Haten criou para sua grife FH um look todo baseado nesse efeito: um vestido liso sobre uma calça da mesma cor e, sobre o vestido, ele criou um desenho de modelagem de saia e blazer com tachinhas, dando a impressão de que se tratava de duas peças.

A Maria Bonita, na mesma temporada, também apresentou um modelo nesses moldes. Quem olhava, via uma calça preta com suspensórios sobre a blusa. Mas na verdade era um macacão, com as alças do suspensório desenhadas sobre a parte de cima da peça.

Em seu desfile de Verão 2010 na última SPFW, Reinaldo Lourenço apresentou vestidos com recortes e desenhos que faziam o observador perceber as peças com um shape diferente. Listras em posições estratégicas davam a impressão de afinar a cintura e redesenhar o formato do corpo.

Além de ser utilizado como recurso para dar graça às criações, a técnica também pode ser uma boa saída evitar criar volume numa produção. Um grande laço amarrado em um vestido pode ser demais, porém, se o laço for desenhado, ele não cria volume e traz o efeito desejado. O mesmo vale para lenços e colares grandes.

Um comentário:

Alyne François disse...

adorei...suas roupas, sapatos e acessórios são de muito bom gosto!!!
parabéns!!!